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Programa Adolescentes com Qualidade de Vida

 

1 – Autoconhecimento e Meditação
2 – Relacionamento Familiar
3 – Relacionamento Afetivo
4 – Vocação
5 – Abuso de substâncias

Módulo I – Autoconhecimento:

O Autoconhecimento tem como principal objetivo trazer à luz as nossas características pessoais, que na maioria das vezes, não temos consciência. Todo ser humano desenvolve sua personalidade, que é a persona, ou seja, o personagem que atua no mundo. Esse personagem é desenvolvido à medida que o bebê vai interagindo com o mundo. Mais precisamente desde a concepção. A interação intrauterina se dá através do corpo da mãe e das suas emoções. Mas também das expectativas e sonhos tanto da mãe quanto do pai sobre a criança. Se não há nenhuma interferência durante a gravidez, o primeiro trauma é o nascimento. Este primeiro contato com o mundo externo tem sido cada mais traumatizante pela desnaturalizaçao do parto.
A partir da percepção do mundo, o bebê vai desenvolvendo forma de lidar com os desafios que o mundo apresenta.
E essa maneira de lidar com o mundo vai imprimindo o que chamamos de sua característica pessoal ou simplesmente carácter (usada aqui sem juízo de valor). Esse carácter é desenvolvido como maneira de sobreviver ao mundo, mas sob o olhar infantil da criança.
Seguimos repetindo esse padrão ou esse carácter por toda a vida se não nos damos conta da sua limitação. Tendemos a colocar a culpa do que nos faz sofrer ou nos faz feliz no que é externo a nós mesmos.
O Autoconhecimento nos ajuda a identificar quais são esses padrões que desenvolvemos que ao mesmo tempo nos fez sobreviver ao mundo, os chamados mecanismos de defesa, mas que, se não atualizados para uma perspectiva mais ampla, nos limita. Limita nossa confiança, nossa capacidade de realização, nossa capacidade amorosa.

Módulo II – Relações Familiares:

As relações familiares são a base do carácter. Neste módulo utilizaremos as ferramentas de Constelações Familiares, Gestalt Terapia, Fenomenologia para trabalhar os traumas desde o nascimento e também relações com os pais e com todo o sistema familiar mais profundo. A Constelação Familiar, segundo Bert Hellinger, chega em níveis mais profundos onde a terapia convencional não alcança, podendo sanar questões emocionais de várias gerações passadas.

Módulo III – Relacionamento Afetivo

Será abordado temas como a sexualidade é aprendida e vivida hoje com tantos conteúdos à disposição na internet. Como estão as “Relações Fluidas” segundo Zygmunt Bauman. E a construção de uma vivência relacional afetiva mais saudáveis e respeitosas, livre da repetição do padrão familiar ou da culpa pela felicidade não vivenciada pelos pais e familiares, a falta de referência de relações saudáveis.

Módulo IV – Vocação

Será focalizado os limites que impedem os jovens de saber e validar a vocação que trazem dentro de si. Não é o objetivo fazer a orientação vocacional propriamente dita. Será trabalhada a base essencial necessária para que o jovem possa estar livre das expectativas e influências externas para saber identificar por si mesmo suas inclinações e as áreas de satisfação pessoal na vida.

Módulo V – Abuso de Substâncias e integração com as famílias 

A abordagem para lidar com o tema das drogas é o conhecimento de como atua cada substância e a consciência dos efeitos produzidos no corpo e na mente.
Uma imersão com toda as famílias. Onde terão espaços de trabalho separados para os pais e para os adolescentes e no final um espaço de união e celebração. Com tempo livre para descanso, contemplação e desfrute da natureza.

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Concepção e Responsável Técnica

Andréia Medeiros Rocha

Psicóloga e Administradora
CRP: 10517-01.
Especialista em Gestalt Terapia.
Colaboradora da Escola SAT de Claudio Naranjo.
Supervisora Clínica no Programa de Intervenção em Crise Grave e Suicídio no PSIU
Consteladora Familiar
Especialista em Programas de Qualidade de Vida para Jovens e Adultos
Experiência no serviço público federal desde 1995 e no SIASS – Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Servidor, nas áreas de recursos humanos, psicossocial, psicologia clínica, treinamento e desenvolvimento e comunicação